Presidente da Funai dá aula de legislação indigenista a Deputados Ruralistas

FlavioFunai

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou Audiência Pública nesta terça-feira (24), às 14h30, para ouvir o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Flávio Chiarelli, sobre identificação e delimitação de terras indígenas.

Presidente da Funai deu aula de legislação e política indigenista aos Deputados. Os Ruralistas confirmaram não entender de Direitos Indígenas.

Chiarelli explicou que os Grupos Técnicos seguem regras claras e depois encaminham à Funai que analisa em várias instâncias e ainda, aprova ou reprova Laudos, e ainda segue para 90 dias de contraditório para quem quiser se manifestar. Então é respondido e, caso aprovado, vai para análise do Ministério da Justiça e só então para homologação da Presidência.

Ainda, o Presidente disse que a maioria dos processos estão judicializados e o executivo é Réu em todos. Com a aprovação da PEC 215 o Congresso quem passaria a ser o Réu. Esta informação assustou muitos Deputados Ruralistas que abrandaram os semblantes, temendo responderem ações judiciais e ficarem inelegíveis pela Lei do Ficha Limpa.

O que mais chamou a atenção de todos foi o tom calmo e compreensivo do Deputado Leuiz Carlos Heinze PP-RS, que está sob investigação no Processo do Lava-Jato. Heinze ficou famoso por discursar ameaças contra a Funai e indígenas, negros, lésbicas e, como classificou: “tudo que não presta”. Desta vez ele ouviu e aprendeu com Chiarelli e o Deputado Nilson Leitão PSDB-MT até agradeceu a fala do Presidente e seus ensinamentos aos Deputados.

Anúncios

5 Respostas para “Presidente da Funai dá aula de legislação indigenista a Deputados Ruralistas

  1. não so os deputados mas outros
    carecem de informação sobre a questão indígena no Brasil, os militares também, principalmente o general Heleno que já falou muita besteira sobre a demarcação de terras indígenas em Roraima…..

    Curtir

  2. Agradeço ao presidente Flavio e equipe mesmo pequeno e com recursos financeiros insignificantes mais precisava o órgão indigenista ter um profissional a altura (que explique não somente aos deputados mais a sociedade sobre as leis que disciplinam os direitos e deverem dos povos indígenas do Brasil).

    Curtir

  3. Maravilha!!! Eles precisam entender que nós é que somos donos desta terras e não os brancos colonizadores,nós brigamos pra ter de volta o que nos pertence e que nos foi roubado.

    Curtir

  4. Fico feliz e no entanto contente com uma pessoa como vc, na Presidência da Funai Flavio Chiarelli, espero que permaneça pois, precisamos que de continuidade.

    Curtir

  5. Pingback: Presidente da Funai fala no Senado que indígenas ensinam aos brasileiros | O Indigenista·

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s