Associação de servidores da Funai apoiam indígenas – leia a carta da ANSEF

ansef-1Os servidores e servidoras da Funai, por ocasião da Mobilização Nacional Indígena, de 13 a 16/04/2015, manifestam seu apoio às lideranças e comunidades indígenas reunidas no Acampamento Terra Livre em defesa de seus direitos fundamentais.

Neste Abril de 2015, devemos recordar mais uma vez as atrocidades que vêm sendo sistematicamente infligidas aos povos indígenas, uma parte das quais vieram a público recentemente por meio do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade (2014).

É verdade que as violências historicamente cometidas contra os povos indígenas seguem impunes, em grande medida. Basta acompanharmos decisões judiciais recentes (referentes aos casos das Terras Indígenas Maró/PA, Guyraroka/MS e Porquinhos/MA, notadamente), ou as investidas do Legislativo para destruir os direitos dos povos originários aos seus territórios (PEC n. 215/2000, PEC n. 237/2013, PL n. 1610/1996, PLC n. 227/2012, PL n. 273/2008 e PL n. 349/2013, entre outros), ou mesmo a morosidade do Executivo, cuja ação – ou a ausência dela – tem sido moldada pelos interesses políticos hegemônicos.

Assim, nos unimos à Mobilização Nacional Indígena para fazer frente à ofensiva articulada em nome de interesses espúrios e particulares, que visa destruir os direitos constitucionalmente garantidos e desestruturar a ação indigenista. Tais iniciativas têm agravado situações de extrema vulnerabilidade de diversos povos, que continuam invisibilizados pelos meios de comunicação nacionais.

Estamos unidos e unidas à Mobilização Nacional Indígena para fazer frente à ofensiva articulada em nome de interesses e projetos políticos que visam destruir direitos conquistados democraticamente.

Basta de opressão, devastação e injustiça! 

Como indigenistas, temos o compromisso de construir e executar as políticas públicas que garantam, no presente e no futuro, qualidade de vida para os povos indígenas, proteção e promoção dos seus direitos, isso passando pelo próprio fortalecimento do órgão indigenista oficial. Não podemos cerrar os olhos ao esbulho territorial, ao preconceito étnico e racial ou à subtração dos direitos humanos fundamentais dos povos indígenas. Por isso, aplaudimos os movimentos indígenas por sua luta e coragem, sempre num campo de forças severamente desigual e pela qual tantas vezes pagam com a própria vida!

Convocamos a todos e todas que se unam a essa causa, que é de todos nós!

Brasília, 15 de abril de 2015

Diretoria Executiva da ANSEF

Anúncios

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s