2015 será ano crítico para os povos indígenas do mundo, diz ONU

permanent-forum-indigenous-issues5324Com o prazo de uma agenda de desenvolvimento pós-2015 no horizonte, 2015 está definido para ser um ano importante para a segurança e prosperidade dos povos indígenas do mundo,  afirmou Jan Eliasson, secretário-geral adjunto das Nações Unidas, na abertura da décima quarta sessão do Fórum Permanente da ONU para Assuntos Indígenas.

“O futuro bem-estar dos povos indígenas do mundo é uma parte crucial deste ano crítico”, declarou o secretário-geral adjunto. “Agora é o momento para os povos indígenas estarem na vanguarda de uma agenda transformadora que não deixa ninguém para trás.”

Referindo-se à Conferência Mundial do ano passado sobre Povos Indígenas, Jan Eliasson elogiou os delegados que se reuniram por ter alcançado um “marco histórico” na relação entre os povos indígenas e os Estados-Membros, acrescentando que as duas partes tinham de definir a direção para uma parceria etapa.

Os Estados-Membros, disse ele, reafirmaram seu apoio à Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas e concordaram com um conjunto de metas e compromissos em matéria de saúde, educação, terra e meios de subsistência, além de concordarem em abordar a participação dos povos indígenas na a ONU.

O Fórum deste ano – que está programado para ser executado por duas semanas e termina em 1 de Maio – incidirá de forma semelhante sobre os direitos econômicos, sociais e culturais dos povos indígenas, continuou o Sr. Eliasson, e acrescentou que, como a Declaração da ONU afirma os direitos dos povos indígenas povos para a saúde, educação, água potável e saneamento, também declara que tais serviços sejam prestados de forma que sejam “culturalmente apropriada.”

“Vamos nos esforçar para garantir que os direitos econômicos, sociais e culturais dos povos indígenas sejam cumpridas – direitos que são essenciais à dignidade básica e até mesmo para a sobrevivência”, concluiu. “Conto com todos vocês – os Estados-Membros, os povos indígenas e outros parceiros – para fazer a mudança acontecer e levantar-se para uma vida digna para todos.”

Enquanto isso, falando aos presentes, o Presidente da Assembleia Geral Sam Kutesa também comemorou o “espírito de parceria e respeito mútuo”, que havia trazido os delegados indígenas e os Estados-Membros em conjunto na resolução das questões críticas às numerosas comunidades indígenas em todo o mundo e que resultou em “visionário do ano passado” Documento Final.

“A experiência tem demonstrado que através do engajamento aberto e de diálogo, os Estados e os povos indígenas possam encontrar um terreno comum e soluções”, declarou o Sr. Kutesa.

“Devido à cooperação sem precedentes que teve lugar, temos um documento final que estabelece compromissos firmes dos Estados-Membros a tomarem medidas concretas em abordar os direitos e bem-estar dos povos indígenas consagrados na Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas .”

Com o sistema das Nações Unidas a preparar a sua agenda de desenvolvimento pós-Março de 2015, o Sr. Kutesa também reconheceu que os delegados indígenas teriam uma oportunidade acrescida para “mudar o mundo para melhor” para além da agenda pré-determinada do Fórum que irá incluir a resolução de questões que afetam a juventude, incluindo a auto-multilação e suicídio.

“Juntos, nós não devemos poupar esforços para pôr em prática um quadro de desenvolvimento e cooperação internacional que melhora a vida cotidiana das pessoas em todo o mundo, incluindo os povos indígenas”, continuou ele.

“As contribuições, conhecimento e sabedoria dos povos indígenas são de grande importância à medida que buscamos para enfrentar os desafios do mundo de desenvolvimento sustentável.”

Anúncios

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s