Ruralistas destroem patrimônio genético nacional

Camara-biodiversidade

A Câmara dos Deputados, comandada pela Bancada Ruralista, da Bala e Evangélica, destroem a proteção ao patrimônio genético de milenares comunidades indígenas, comunidades afro-descendentes e tradicionais, em nome do lucro para a diversidade que dá lucro para empresas multinacionais que exploram as plantas existentes no Brasil e que deveriam ser protegidas.

A discussão já tinha sido encaminhada na Câmara, porém foi muito bem melhorada no Senado para proteção da epistemologia indígena, isto é, o conhecimento de plantas que os indígenas trazem há milênios e que afro-descendentes e comunidades tradicionais garantiram para o patrimônio brasileiro.

Os Ruralistas em conjunto com as bancadas anti-indígenas e contra povos tradicionais foi completamente contra qualquer garantia de que tal conhecimento permaneça no país.

Por que?

Simplesmente por conta do lucro que a soja, cana e milho, que são commodities valorados pelas Bolsas de Valores internacionais dão mais lucro do que as vidas de populações nacionais.

O interesse é óbvio: lucrar e impedir que as terras indígenas e quilombolas sejam demarcadas para proteger tal patrimônio nacional. Estão entregando o conhecimento de prioridade de todos os brasileiros para impedir que seja protegido, por que a proteção depende das demarcações de terras para os povos tradicionais.

O Brasil se envergonha de tal votação e a equipe de O Indigenista rejeita estas entregas, que vai contra o lema indigenista de “não entregar” a nação brasileira.

Os povos indígenas e quilombolas se unirão contra tal votação e exigirão nas ruas, rodovias, ferrovias, portos, que o Projeto de Lei seja vetado pela Presidência da República.

A votação não respeitou o Decreto 5.051/04 que exige que seja consultados os Povos Indígenas e tradicionais. As organizações indígenas estão presente no Fórum Permanente de Assuntos Indígenas da ONU até dia 1 de maio e acusarão internacionalmente a Câmara que ataca os Direitos Indígenas e tradicionais.

Por Editorial O Indigenista.

Anúncios

3 Respostas para “Ruralistas destroem patrimônio genético nacional

  1. Pingback: Bancada ruralista da Câmara vota contra preservação do patrimônio indígena | Agência Popular·

  2. Como chegamos a esse absurdo de um congresso que deveria nos representar vender o pais por ganância por interesses próprios nós sociedade não podemos deixar isso acontecer eles nos devem respeito e nós pagamos seus altos salários. Fico indignada com essa situação. e desrespeitos.

    Curtir

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s