Indígenas europeus da etnia Sámi apoiam os Guarani do RS

O povo Guarani da Terra Indígena Mato Preto, RS, apontada para ser investigada na CPI da Funai e Incra com acusações baixas e descabidas do tipo “antropólogo define limites da TI após beber chá alucinógeno”, recebeu visita e apoio de indígenas europeus.

Indígenas europeus?

A área de povoamento tradicional dos Sámi estende-se por quatro países: a Finlândia, a Noruega, a Rússia e a Suécia. O povo Sámi já habitava estas áreas muito antes do estabelecimento de fronteiras nacionais. Estima-se este povo estejam com população entre 60.000 e 100.000 habitantes. Aproximadamente 15 a 25 mil Sámi vivem na Suécia, mais de 6.000 na Finlândia e aproximadamente 2.000 na Rússia.

sami-matopreto-2sami-matopreto-1Os Sámi também são conhecidos como Lapões, habitantes da Lapônia, região no norte da Escandinávia, que falam um grupo de dez línguas distintas denominadas genericamente de sámi ou lapão, pertencentes à família das línguas fino-úgricas (do grupo linguístico raro no qual se encontram o finlandês e o húngaro).

1024px-Saami_Family_1900Influência dos Sámi no mundo

Segundo a cultura originária do norte da Europa, a Lapônia é a terra onde habita Joulopukki (também conhecido na cultura latina como Pai Natal ou Papai Noel) e todo o seu séquito de duendes. Segundo a mesma cultura, o Pai Natal sai da Lapônia na noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, com o seu trenó puxado por renas carregado de presentes que os distribui a todas as crianças do mundo que se comportaram bem durante o ano.

papainoel samiImagens: Joel Kuaray (Cacique da TI Mato Preto, via Facebook.com)

Anúncios

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s