João Pedro, ex-senador, assumirá presidência da Funai

Joao-Pedro-FunaiO  ex-senador pelo PT do Amazonas, João Pedro, assumirá a presidência da Fundação Nacional do Índio. A decisão foi tomada em reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Discreto, João Pedro tem perfil articulador. Mesmo sem mandato, é tratado como vice-líder do Governo no Congresso, já que é ele que discute com deputados e senadores projetos de interesse do Governo.

Na conversa que teve com o ministro da Justiça, João Pedro recebeu uma missão: mostrar que a Funai não trata apenas de demarcação de Terras Indígenas.

Quem é o novo presidente

João Pedro Gonçalves da Costa nasceu no município de Parintins e foi para Manaus na década de 70 onde cursou o segundo grau no Colégio Agrotecnico. Em 1977 Ingressou na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no curso de Agronomia. Na condição de servidor público trabalhou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tendo assumido anos após a Superintendência Estadual do órgão.

Na academia tornou-se uma das maiores lideranças do movimento estudantil. Foi presidente do Centro Acadêmico de Agronomia (Cuca), presidente do DU, hoje Diretório Central dos Estudantes (DCE) e também vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Como líder estudantil foi árduo defensor da meia passagem, do ensino público e gratuito de qualidade e ainda, de uma universidade democrática e plural.

Em 1983 João Pedro foi eleito deputado estadual onde defendeu com maior veemência as bandeiras estudantis e as lutas gerais tendentes às eleições diretas e a democratização do país. De 1989 até 1992 exerceu o mandato de vereador de Manaus, período em que defendeu, dentre outras melhorias para a cidade, um transporte público de qualidade.

Foi por um mandato eleito presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Manaus e por duas vezes presidente do Diretório Estadual, sendo o último mandato exercido de 2010 a 2013.

Foi eleito suplente de senador da república no ano de 2006, exercendo o mandato de 2007 a 2011. Como senador foi vice-líder do Governo Lula, presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e por duas vezes representou o Senado Brasileiro no Organização das Nações Unidas (ONU) onde defendeu os interesses brasileiros em fóruns internacionais.

João Pedro foi titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Meio Ambiente (CMA), Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Relações Exteriores (CRE) no Senado Federal. Na Comissão de Relações Exteriores travou debate estratégico-tendente à integração do Brasil com os países africanos e a inclusão da Venezuela no Bloco do Mercado Comum dos Países do Sul (Mercosul). Nesse período foi a Genebra, na Suíça, representar o Senado na Conferência Mundial dos Direitos Humanos e dos Trabalhadores.

Ao tempo do mandato laborou pela implantação e expansão de programas sociais como o ‘Luz para Todos’, ‘Bolsa Família’, ‘Prouni’ e ‘Minha Casa Minha Vida’ para diversas cidades e localidades do estado do Amazonas.

Como relator do projeto de lei que disciplina o Fundo Amazônico, que é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Pedro reafirmou sua atuação na defesa da Amazônia e de seus povos, tendo sido o autor do projeto de lei que cria a ‘Universidade da PanAmazônia’.

Sua atuação parlamentar e sua história política, portanto chancelam o projeto de governo do Presidente Lula, da Presidenta Dilma e a luta do PT e dos trabalhadores brasileiros, por um Brasil cada vez mais justo e isonômico.

Ao longo dos anos a luta de João Pedro foi e sempre será levada a efeito, no sentido de se alcançar uma sociedade que respeite e legitime os direitos de homens, mulheres, crianças, idosos, negros e índios, enfim dos cidadãos desse nosso país.

Fonte: https://www.facebook.com/joaopedroptam

Anúncios

Uma resposta para “João Pedro, ex-senador, assumirá presidência da Funai

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s