Em posse, novo presidente da Funai prometeu acelerar demarcações

PosseJPO novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, tomou posse (17/06) com a promessa de acelerar os processos de demarcação de terras indígenas que estão em andamento na própria Funai, no Ministério da Justiça e na Presidência da República.

“A questão da definição dos processos e das terras indígenas é urgente. Vou fazer com que eles ganhem celeridade e que possamos cumprir essa agenda”, disse.

Costa, que exerceu mandato de senador de 2007 a 2015, disse que é contra a Proposta de Emenda Constitucional 215, que transfere para o Congresso Nacional a responsabilidade de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das áreas já homologadas. Ele afirmou que vai articular politicamente para que haja um bom debate sobre o assunto.

JP-Funai-posse“Temos que juntar muitas forças junto à sociedade civil, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], grupo de parlamentares, para que não haja nenhum retrocesso naquilo que foi conquistado na Constituição de 1988. Temos que ter um olhar fundamentalmente humano para com os povos indígenas e enfrentar o debate político para que não tenhamos o dissabor de retroceder na história”, explicou.

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2015/06/novo-presidente-da-funai-promete-acelerar-demarcacao-de-terras-indigenas

Fotos: Movimento de Apoio aos Povos Indígenas – MAPI e https://www.facebook.com/joaopedroptam

Anúncios

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s