O mundo Guarani em imagens

indigena.digitalO projeto “Mitãrusu Mbo´Epy: Peteî Tape” , que em Guarani significa  Formação de Jovens – Um caminho, é trabalho de ensino, pesquisa e extensão ligado ao Instituto de Estudos Latino-americanos – IELA, e coordenado pela professora Beatriz Paiva. No ano passado, na etapa número dois, o projeto promoveu uma série de oficinas de capacitação de jovens Guarani no campo do audiovisual. A intenção primeira era atuar dentro da lógica da descolonização do olhar. Garantir que a vida cotidiana de cinco espaços Guarani no estado de Santa Catarina pudesse ser mostrada a partir da própria comunidade, no ritmo dela e com sua percepção estética.

Assim, durante meses, o estudante de jornalismo, bolsista no IELA, Rubens Lopes, trabalhou com a juventude Guarani diferentes linguagens e técnicas da área da comunicação digital visando a produção de um vídeo por aldeia. Além do repasse dos elementos técnicos houve o amplo debate sobre a vida Guarani, a cultura e a arte, permitindo que os jovens levantassem os temas que mais lhes interessava mostrar ao mundo.

Amparadas por uma valente equipe de estrutura administrativa e acadêmica, as oficinas aconteceram e, com a aquisição de equipamentos como câmaras de vídeo e ilhas de edição, as produções foram se desenvolvendo. Cada aldeia, a Tekoa Mangaratu (em Imarui), Amaral (em Biguaçu), Maciambu (em Palhoça), Aldeia Pirai (em Araquari) e Aldeia Conquista (em São Francisco do Sul), definiu sua equipe de produção e realizou seu projeto de vídeo.

Hoje, divulgamos aqui os cinco vídeos realizados pela juventude Guarani. Todo o processo foi pensado e produzido pelas equipes, desde a escolha dos temas, a filmagem, a tradução para o português e a edição, que contou com a coordenação segura de Eliezer Antunes, da aldeia Itaty.

Brincadeiras das Crianças Guarani

Coral Guarani

Sementes Guarani

Vida na Aldeia – Maciambu

Vida na Aldeia – Amaral

Vida na Aldeia – Itaty

O resultado é um mosaico de elementos da cultura Guarani, permeado pela sabedoria dos mais antigos e pela criatividade dos mais jovens. Como é comum no povo Guarani, os saberes são passados oralmente e se realizam geração após geração no respeito e no compromisso de manter viva uma história milenar.

O trabalho de realização dos vídeos permitiu também que os jovens indígenas aprimorassem o olhar sobre a vida de suas aldeias. Isso foi feito a partir da fotografia. Antes que os vídeos começassem a ser feitos, o estudante de jornalismo Rubens Lopes trabalhou com as equipes todos os aspectos técnicos, políticos e sociais de um enquadramento. Porque gerar uma imagem não é apenas clicar um botão, é também eternizar um momento único na vida das gentes. E, para isso, há que trabalhar a visão crítica para definir com mais clareza o que mostrar, o que marcar para sempre.

O resultado das práticas fotográficas também disponibilizamos aqui. São fotos realizadas pelos jovens Guarani que singularizam aspectos da produção dos vídeos e da própria vida nas aldeias. Cada comunidade produziu seu mural, cheio de beleza e colorido. A vida Guarani eternizada.
Para o Iela e toda a equipe comandada pela professora Beatriz Paiva é uma grande alegria poder compartilhar esse trabalho feito com tanto cuidado, apesar de todos os percalços que surgiram no caminho.

Apresentar as fotos e os vídeos das cinco aldeias Guarani de Santa Catarina é contribuir com a abertura do mundo Guarani para que os juruá (não-índios) possam, conhecendo, respeitar a vida que se expressa no seio das comunidades originárias desse país e desse estado.
Convidamos para que desfrutem dos trabalhos que contam do milho, das sementes tradicionais, da música, das brincadeiras, da vida cotidiana nas aldeias.

Fonte: http://www.iela.ufsc.br/noticia/o-mundo-guarani-em-imagens

Anúncios

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s