PARANÁ: indígena Guarani sem terra comete suicídio em Guaíra

Por volta das 14h45 do dia 27 de julho de 2015, enquanto muitos brasileiros assistiam a rede Globo de Televisão, ou acessavam seus facebooks, ou ainda tomava café no trabalho, a Polícia Civil de Guaíra, município do oeste do Paraná, foi comunicada pela Unidade Central de Saúde, que uma jovem indígena havia se suicidado.

A jovem vivia na Aldeia Guarani Tekohá Jevy, onde residem em torno de 69 famílias, num total de 390 pessoas, e aguardam a regularização de sua Terra Indígena.

O local, localizado aos fundos do Aeroporto Municipal de Guaíra, onde Policiais Civis foram recebidos pelo Cacique Anatalio Ortiz, que prontamente mostrou onde a indígena havia tirado a própria vida, é mais uma das aldeias que sofrem pela pressão do plantio de transgênicos, soja como principal, e as organizações de proprietários não-indígenas que insistem em não reconhecer o povo Guarani no município que leva o nome Guaíra, da língua Guarani.

Cristina Benitez, de 19 anos, morreu pendurada numa corda que laçava seu pescoço. A corda estava amarrada no galho de uma árvore em meio a mata e Cristina entregou-se de joelhos, sobre a terra que agora habitará, eternamente, aguardando que seja devolvida ao seu povo.

GUAIRA-INDIA-DE-19-ANOS-COMETE-SUICIDIO-EM-ALDEIA

Fonte: http://www.portalguaira.com

Anúncios

2 Respostas para “PARANÁ: indígena Guarani sem terra comete suicídio em Guaíra

  1. GENTE, QUE TRISTEZA ISTO!
    OLHEM O DESESPERO DESTE POVO!
    ASSASSINADOS, AMEAÇADOS DE MORTE O TEMPO TODO, VIVENDO ACAMPADOS EM BEIRA DE ESTRADAS DENTRO DAS SUAS PRÓPRIAS TERRAS ENQUANTO ESTE GOVERNO CORRUPTO E MALDITO ENRIQUECE CADA VEZ MAIS????? COM 3 ORDENS DE DESPEJO EM ANDAMENTO, COMO ESTES JOVENS ÍNDIOS VÃO TER ESPERANÇAS DE UM FUTURO SE ESTÃO ANIQUILANDO SEU POVO???
    COM FOME, FRIO E NA MIRA DE PISTOLEIROS O TEMPO TODO E SEU GOVERNO É CONIVENTE! REALMENTE É DESESPERADOR!
    QUE DEUS JÁ A TENHA EM SEUS BRAÇOS E QUE OLHE POR ESTES E TODOS OS ÍNDIOS NO BRASIL!

    Curtir

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s