Comissão de Direitos Humanos terá subcomissão para acompanhar questão indígena

Captura de Tela 2015-08-06 às 19.33.55Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovaram nesta quarta-feira (5/8) a criação da subcomissão especial para acompanhar a questão indígena no Brasil.

De acordo com o deputado Elizeu Dionizio (SD-MS), que solicitou a criação do colegiado, a subcomissão vai ser uma importante contribuição para se resolver os impasses que envolvem a maioria dos 900 mil índios do Brasil.

Conflitos em Mato Grosso do Sul
Atualmente, os índios ocupam 91 propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, sendo que em grande parte houve conflito com os proprietários rurais.

“Os indígenas passam por uma transformação social radical e rápida, que coloca em risco a integridade física e cultural deles, além de gerar conflitos pela disputa de terra em todo o país e, principalmente, no Mato Grosso do Sul”, enfatizou o parlamentar.

Os conflitos por terra são constantes, no mês passado 500 indígenas ocuparam três fazendas no município sul-mato-grossense de Aquidauana para reivindicar a ampliação da reserva Taunay Ipegue. Esse litígio dura três décadas. Os fazendeiros estão proibidos de retirar o gado da área. “O que pode causar um conflito a qualquer momento”, assinalou o parlamentar.

Fonte: http://www2.camara.leg.br

Anúncios

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s