Agosto Indígena: povos de RS, SC, PR e MS dão ultimato aos poderosos em Brasília

204686_970910-10-08-2015__wdo7486-1Uma centena de indígenas de sete povos do Sul do país e Mato Grosso do Sul fecharam hoje a avenida em frente ao Palácio do Planalto. Os Guarani dos povos Kaiowá, Mbyá e Nhandeva, os Terena, os Kaingang, os Kinikinawa, os Kadiwéu e os Aticum estão não apenas em Brasília para dizer aos representantes dos três poderes que estão vivos, exigindo seus direitos, mas estão principalmente para desmentir as estatísticas e desejos de que não mais existissem. Foi assim no passado autoritário e ditatorial, continua assim hoje.

Eles reivindicam mais recursos para a Funai e a revogação da portaria 303, da Advocacia-Geral da União (AGU), que trata sobre a demarcação de terras indígena. A presidente Dilma Rousseff viajou nesta segunda feira para o Maranhão, onde participa da entrega de um conjunto habitacional do Programa “Minha Casa Minha Vida”. O grupo quer ser recebido por ministros para discutir os problemas nas aldeias.

“A presidente está viajando, mas os ministros podem conduzir esse encontro com os povos indígenas. Toda vez que a gente vem aqui estamos sendo engolidos pelo governo. Queremos que a AGU excluía a portaria 303, que discrimina os povos indígenas , e também é preciso mais recursos para a Funai” disse o cacique Luiz Salvador, do Rio Grande do Sul.

Na década de 1970 os militares no poder quiseram acabar com os povos indígenas através de um canetaço, da “emancipação”. Hoje pretendem eliminar os direitos indígenas através de projetos de lei (PEC 215/00, PL 1610/96 entre outros), portarias e decretos (303/12, 7957/13), interpretações restritivas dos direitos indígenas da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, dentre inúmeras outras iniciativas anti-indígenas.

Fonte: http://www.cimi.org.br/ e http://jcrs.uol.com.br/

Anúncios

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s