Funai publica os estudos da Terra Indígena Cobra Grande no Pará

FunaiCobraGrandeOs estudos de identificação e delimitação da Terra Indígena (TI) Cobra Grande, em Santarém (PA), foram assinados, na última sexta-feira (25), pelo presidente da Funai, João Pedro da Costa, e publicados hoje (29), no Diário Oficial da União. A publicação foi um compromisso firmado entre o presidente e representantes indígenas de diversos povos da região do Tapajós (PA), durante reunião ocorrida no dia 15 de setembro, na sede da Funai, em Brasília-DF.

TICobraGrabde

Dotada de uma superfície de 8.906 hectares, a TI localiza-se à margem esquerda do baixo curso do rio Arapuins. A população, composta pelos povos Arapium, Tapajó e Jaraqui, distribui-se em cinco comunidades: Caruci, Lago da Praia, Santa Luzia, Arimum e Garimpo/Caridade.

444

A população indígena pratica a tradicional economia mista ribeirinha, que integra a agricultura, a pesca, a caça e o extrativismo vegetal, associados à criação em pequena escala de animais domésticos. A pesca e os derivados da mandioca compõem a base da alimentação cotidiana dessas comunidades.

Embora os indígenas já habitem essa área de forma permanente, onde plantam roçados e constroem casas de farinha, em espaços denominados “centros” ou “colônias”, houve diversos momentos em que precisaram se deslocar para regiões mais distantes, devido ao avassalador processo de colonização da região. A formação das comunidades, a partir da década de 1970, foi um dos alicerces para que, hoje, se pudesse realizar esse estudo.

Em tempo de rápidas transformações, a demarcação da Terra Indígena Cobra Grande representa, para os indígenas, a possibilidade de manterem a autodeterminação de suas organizações sociopolíticas e a integridade de seus modos de produção tradicional.

Fonte: Funai

Saiba

mais sobra as etapas de um processo de demarcação.

Anúncios

Uma resposta para “Funai publica os estudos da Terra Indígena Cobra Grande no Pará

Queremos sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s